Habilidades e papéis do administrador
Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de administrar, o administrador deve desenvolver e fazer o uso de várias habilidades. Chiavenato classificou os três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: a habilidades técnica, a humana e a conceitual: Habilidade Técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional, ou seja, a supervisão. Envolvem o uso da facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. É o caso de habilidades em contabilidade, em programação de computador, engenharia, produção, vendas etc.
Habilidade Humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações, e liderar grupos de pessoas. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas. Na qual é importante o nível intermediário, ou seja, gerência. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas. Saber trabalhar com as pessoas e por meio de pessoas. Precisa-se dessa habilidade para criar e manter redes de contatos, liderarem, motivar, e fazer as comunicações com os colaboradores.
Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. É muito importante para o nível institucional, ou seja, alta direção. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar,