Habilidades numa negociação
- É preciso Saber dividir os grupos; Pessoas, problemas e decisões e aplicar as habilidades condizentes para cada grupo, sem perder o controle a calma e o objetivo a ser alcançado. Lembrando que em uma negociação de sucesso, não existe vencedor e si ganhos mútuos.
Que habilidades são essenciais?
Habilidade: 1 – Filósofo, 2 – Psicólogo, 3 – Detetive, 4 – Inventor, 5 – Juiz, 6 – Estrategista, 7 – Diplomata.
Qual o papel do negociador neste processo?
Ele será a peça principal da negociação. A negociação seguirá de acordo com suas atitudes, portanto o negociador deve ter conhecimento de que a negociação é comunicação em duas vias com interesse em comum e que agir sem pensar põe toda a negociação a perder.
TEXTO (etapa 3 ATPS)
A negociação está presente em todo o nosso dia a dia, mesmo quando não temos consciência estamos negociando. Hoje as pessoas sentem maior necessidade de dar suas opiniões em assuntos que são comuns e isso leva a negociar, devido às diferentes formas de pensar e agir. Esta diversidade é importante, mas gera conflitos, pois cada um quer o que julga melhor para si. Diante disso se torna necessário criar ferramentas para uma boa negociação.
Separar os grupos é de fato importante. Separar as pessoas dos problemas e das decisões a serem tomadas, torna mais fácil visualizar e entender o objetivo da negociação e faz com que se alcance o sucesso mútuo.
A partir do conhecimento das 7 habilidades do bom negociador, fica mais fácil elaborar uma boa negociação.
No grupo de pessoas, a habilidade de ser filósofo, nos dará condições muito boas de não nos perder na negociação mantendo nossa perspectiva. Manter a calma o autocontrole é de fato muito importante, pois temos a tendência de trazer para o lado pessoal, quando nossas idéias não são aceitas. Entende-se que: se não gostam de minhas idéias, não gostam de mim. Isso dificulta o resultado. Entender bem o que o outro está propondo, sem deixar de