Habilidades essenciais
O tema referido sugere uma abordagem prática das técnicas de negociação abordadas em sala de aula. O trabalho a seguir foi feito no intuito de aprimorar os conhecimentos do grupo com temas práticos utilizados no dia-a-dia.
1. HABILIDADES ESSENCIAIS
O texto Habilidades Essenciais aos Negociadores Num Contexto Globalizado, escrito por Almeida e Martinelli, assim como no PLT, sugerem que as habilidades essenciais procuram desenvolver e amadurecer a capacidade dos funcionários verem a empresa como uma entidade orgânica, dentro da visão sistêmica, relacionada ao ambiente, assim como criar senso de responsabilidade, examinar estratégias e tomar decisões. Isto significa que as habilidades essenciais são os componentes necessários para que sejam desenvolvidas características necessárias para o melhor resultado dentro do ambiente coorporativo.
As habilidades essenciais do negociador são aprendidas em sua maioria, na prática, mas o comportamento pessoal, as características, os valores e as culturas são os fatores predominantes para determinar até onde o negociador está pronto para chegar.
2. TESTE DE HINDLE
LEGENDA: De 32 – 64 pontos: Suas habilidades de negociação estão fracas. Aprenda a reconhecer e a usar as estratégias táticas mais eficazes. De 65 – 95 pontos: Você tem habilidades razoáveis, mas certas áreas precisam melhorar. De 96 – 128 pontos: Suas negociações estão bem-sucedidas, mas não se acomode. Continue a preparar-se para as futuras discuções.
3. DICAS DE MAX GEHRINGER 4.1 COMO PEDIR UM AUMENTO
O palestrante Max Gehringer, palestrante do segmento coorporativo, em reportagem do programa Fantástico apresentou dicas para a negociação de um aumento. Seguem listadas abaixo: * Encarar o superior, de maneira direta, “Olho-no-olho”, e dizer: - Eu quero, preciso e mereço um aumento. * Encontrar a melhor maneira de fazer com que a empresa escute os argumentos do pedido. * Aumento curto prazo: Mostrar