Habilidade sociais crstãs

2944 palavras 12 páginas
1. Referência

PRETTE, Almir e Zilda. Habilidades Sociais Cristãs. Edição. Petrópolis,RJ: Vozes,
2003. 165pg.
2. Informações Gerais

2.1 Objetivo do autor ao elaborar o texto.

O autor tem por objetivo analisar a vida e ensinamento de Jesus sobre o viés do relacionamento interpessoal, tendo como ponto central a categoria competência social evitando, tanto quanto possível, os aspectos que geram polêmica entre diferentes interpretações religiosas.

2.2 Época em que foi escrito
O livro foi escrito no ano de 2003, por Ms.Almir Del Prette; psicólogo e Dr .Zilda A.P. Del Prette; psicóloga. Eles mostram que na prática, as sociedades cristãs não aderiram totalmente ao paradigma de relacionamento interpessoal proposto por Jesus e que há, ainda, freqüentemente, predominância do antigo paradigma: olho por olho, dente por dente. Defendem, com base nas narrativas evangélicas e na análise dos relacionamentos de nossa sociedade, que o paradigma de Jesus, expresso pela máxima: “ Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles”, é uma necessidade bastante atual. Entendem que Jesus possuía um programa bem organizado, com objetivos claramente destinados a modificar o padrão habitual dos relacionamentos interpessoais. Os autores supõem que falta um passo adicional para que essa revolução alcance plena maturidade: o exercício das habilidades sociais cristãs, que examinam nesta obra.

2.3 Contexto da época.
A preocupação central, ora explícita ora implícita nesta obra, é que a análise das relações interpessoais vividas ou preconizadas por Jesus pode contribuir para a compreensão e a melhoria das perspectivas sobre as relações interpessoais de nosso tempo.
As questões atuais da sociedade denominada pós-moderna trazem para o homem diferentes impasses. A economia globalizada e a ascendência do capital sem pátria e sem controle parecem corroer a ética e os valores de uma sociedade aparentemente permeada pela cultura cristã. Estamos diante de novas

Relacionados

  • Respostas do curso de Pastor
    98055 palavras | 393 páginas