Habilidade do nadar
4ºperíodo
Educação Física
A habilidade nadar e o estudo do comportamento motor
A natação é uma modalidade esportiva que busca o aprendizado em nadar, oferecendo subsídios para entendimento das atividades aquáticas e opções para o mercado de trabalho. Os quais estão inseridos muitos profissionais de Educação Física e o público em geral. Pois, com os benefícios que a natação proporciona aos seus adeptos na saúde física e mental estimula também o crescimento de escolinhas de natação e gera o aumento de mão de obra qualificada.
Abordagens orientadas ao produto e ao processo no estudo do comportamento motor.
Por volta de 1960, os estudos direcionados a aprendizagem motora, tinha como objetivo verificar os efeitos causados para diferentes tarefas motoras, assim como: ( Serviço no Tênis, saque no vôlei, rotinas em ginástica Olímpica, arremesso no basquete e outros). Mesmo estas modalidades pertencerem ao campo das habilidades motoras, tinha o intuito na área pedagógica de investigação do melhor método para ensinar uma determinada tarefa motora. Dentre elas estavam o tipo de instrução, a prática mental e física, a prática pelo todo e pela as partes e a prática maciça e distribuída em um todo, os resultados dos estudos em virtude da especificidade das tarefas utilizadas foi uma situação limitada a explicação do comportamento motor.
A partir de 1960, a revolução cognitiva provocou uma importante mudança na área do comportamento motor. O foco era direcionado aos mecanismos que formaram a resposta motora, e a psicologia oferece subsídios teóricos para a construção de hipóteses na organização do comportamento motor. A partir daí as tarefas motoras passa a ser representada em laboratório num processo objetivo do sujeito estudado. Por meio de analises das tarefas em experimento foram projetadas em algumas demandas que representavam as tarefas de vida diária, como exemplo: tarefa com demanda