H1n1
Influenza:
A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente, apresenta-se com início abrupto de febre, mialgia e tosse seca. Em geral, tem evolução auto-limitada, de poucos dias. Sua importância deve-se ao seu caráter epidêmico, caracterizado por disseminação rápida e marcada morbidade nas populações atingidas.
(Secretaria de Vigilância em Saúde,
Ministério da Saúde)
Influenza:
A doença é causada pelos vírus Influenza da família dos Ortomixovirus. São vírus RNA de hélice única e subdividem-se em três tipos: A, B e C, de acordo com sua diversidade antigênica.
Os dois primeiros, principalmente os vírus influenza
A, são altamente transmissíveis e mutáveis, causando maior morbidade e mortalidade e, por isto, merecem destaque em saúde pública.
(Secretaria de Vigilância em Saúde,
Ministério da Saúde)
1
18/03/2012
Influenza A:
Somente os tipos A e B da influenza são relevantes para a saúde humana, sendo que o tipo A possui maior capacidade de alteração genética e maior potencial
“No século XX três pandemias de vírus Influenza A ocorreram: 1918, 1957 e 1968. A primeira, de 1918, foi a mais severa, quando morreram 20 a 40 milhões de pessoas. As pandemias são causadas por vírus influenza com novos antígenos.”
(LAMB; TAKEDA, 2001. Nature Medicine 7,
1286-8)
epidêmico
(Plano de preparação para pandemia de Influenza do
Estado de São Paulo, 2005).
O tipo A é transmitido entre várias espécies animais e destas para os humanos.
Gripe aviária: H5N1 (Vera Maria Neder Galesi).
Nancy Junqueira Bellei
Pandemias por influenza A no século XX:
1918, a introdução do vírus influenza A H1N1 deu origem à “gripe espanhola”, que causou entre 20 e 100 milhões de mortes em todo o mundo, com profundo impacto social e econômico.
1957, “gripe asiática”, vírus