Gônadas; gonadotrofinas: fsh e lh; hormônios sexuais; estrógeno e progesterona; testosterona
As gônadas, produzem os gametas e também liberam hormônios que afetam o crescimento e o desenvolvimento do corpo. Os hormônios que vêm das glândulas, chamados de hormônios sexuais, controlam o ciclo reprodutivo e comportamento sexual.
HORMÔNIOS RELACIONADOS À REPRODUÇÃO
Os processos reprodutivos dos humanos e outros vertebrados, são controlados pelos hormônios. Os hormônios sexuais influenciam a formação da genitália durante o desenvolvimento embrionário e, quando mais velhos aumentam as diferenças entre machos e fêmeas. Esses hormônios também fazem a formação dos gametas e o impulso sexual, e são responsáveis pelas modificações do organismo feminino durante a gravidez e a amamentação do bebê.
Gonadotrofinas: FSH e LH
As mudanças que acontecem dos 11 a 14 anos, chamadas de puberdade, são controladas por dois hormônios produzidos na parte anterior da glândula hipófise: o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH). Esses dois hormônios são chamados de gonadotrofinas pois atuam sobre as gônadas e promovem seu desenvolvimento e funcionamento. Nos guris, o FSH e o LH agem sobre os testículos, produzindo a testosterona. Este hormônio e as gonadotrofinas agem em conjunto, produzindo espermatozoides. Nas gurias, o FSH age nos ovários, promovendo o desenvolvimento dos folículos ovarianos, e o LH é responsável pelo rompimento do folículo maduro e liberação do óvulo. O LH também age no folículo rompido, estimulando sua transformação no corpo-amarelo, que faz o hormônio progesterona.
Hormônios sexuais
Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos pelos ovários, e o principal hormônio masculino é a testosterona, produzido pelos testículos.
Estrógeno e progesterona
O estrógeno, produzido principalmente pelas células do folículo ovariano em desenvolvimento, determina o aparecimento das características sexuais secundárias da mulher,como o crescimento das mamas, o