Gêneros textuais
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
ADRIANY WANESSA BARROSO DE SOUZA – RA: 431318
ANTONIA SÔNIA PAIVA – RA: 405963
DARLENE DE OLIVEIRA PEREIRA – RA: 435298
LILIAN MELO PAIXÃO – RA: 425875
LUCILENE CHAVES DA SILVA SANTANA – RA: 43525
RELATÓRIO DISSERTATIVO – ARGUMENTATIVO
PROF. Dr. LUIZ ROBERTO WAGNER
ANANINDEUA – PA
2013
Uma discussão sobre leitura:
A leitura e a produção textual especialmente no âmbito escolar têm apresentado dificuldades em seu desenvolvimento para o ensino e aprendizagem dos alunos. Será que o problema está apenas nos alunos e naquilo que pejorativamente definimos como desinteresse? Será que está nos professores e em sua prática pedagógica aplicada em sala de aula? Ou no uso de materiais didáticos que não correspondem nem as expectativas dos alunos e nem dos educadores por se demonstrarem descontextualizados de sua realidade, ou até mesmo pobres na estrutura de texto e em seus significados? Nessa perspectiva é válido elencar uma discussão que perpasse pela importância do ato de ler e compreender de forma que o exercício desses atos promovam indivíduos mais critico e reflexivos.
Para isso é preciso entender que ler e compreender são práticas muito mais complexas do que imaginamos, pois exige que o indivíduo consiga interpretar os vários tipos de textos sendo eles verbais ou não verbais levando em consideração os aspectos culturais e pessoais que proporcionam sentidos diferenciados embora muitas vezes respaldados pela mesma ideia central proposta por quem elabora o texto.
Ler não é apenas decifrar, ou seja, ser apenas capaz de pronunciar palavras de forma correta. É muito mais além que esse conceito, pois ler implica em compreender o sentido das palavras contextualizando-as num plano muito maior.
Quando nos deparamos com o ato de ler dentro da sala de aula percebemos alguns problemas oriundos de como o