Gêneros Textuais: O Artigo de Opinião
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Carlos Barbosa
Gêneros Textuais: O Artigo de Opinião
Alexandria-RN
Maio de 2012
Escola Estadual 7 de Novembro / Ensino Médio
2º ano “1”- Matutino
Bianca Batista Paz – 05
Francisco Jorge – 40
Helen Viviane Abrantes – 13
Matheus Henrique Gomes – 24
Rafaela Bruna Gomes Vieira de Oliveira – 29
Tais da Costa Pedrosa – 35
Wendely Sousa – 36
Gêneros Textuais: Trabalho sugerido como pré-requisito de avaliação da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Carlos Barbosa.
Alexandria-RN
Maio de 2012
Introdução
O artigo de opinião é um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero em que a opinião de um autor sobre um assunto de relevância é defendida, através de recursos argumentativos: comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc.
Desenvolvimento
O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.
É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.
A leitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo tipo de leitor.
Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo,