Gêneros textuais: definição e funcionalidade
O Presente texto encontra-se no livro Linguagem para formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia organizado por Maria Cecília Mollica, cujo principal objetivo é contribui para melhorar a formação dos graduandos em Letras, Educação e Fonoaudiologia. Refletindo teórica e metodologicamente os diferentes modos de se estudar a linguagem. Vinte autores abordam diversos temas, que estreitam as fronteiras entre a pesquisa, formação de graduandos e prática profissional. E suprem a falta de diálogo entre os distintos graus de ensino, bem como entre os espaços profissionais.
O Capítulo a ser resenhado: Distúrbios Fonoarticulatórios na Síndrome de Down, é escrito por Cynthia Aparecida Pereira Patusco Gomes da Silva , Graduada em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), Mestrado em Interdisciplinar de Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Pós-doutorado em 2012. E atua principalmente nas áreas de: ensino de língua inglesa, apropriação da lectoescrita, linguagem em indivíduos com desenvolvimento atípico, representação mental da informação.
O capitulo apresenta as investigações sobre os déficits fonético-fonológicos em portadores de Síndrome de Down (SD) e as implicações na apropriação da leitura e da escrita durante o processo de alfabetização. A discussão, segundo a autora, emergiu da hipótese central de que transtornos de natureza fonoarticulatória, motivados por aspectos neurológicos e anatômicos, repercutiriam negativamente na lectoescrita.
Partindo-se do princípio que o retardo mental afeta o desenvolvimento cognitivo, responsável pela abstração, discriminação e memorização das unidades fonológicas (fonemas). Agregando-se a esse