Gêneros textuais : definição e funcionalidade
Leia o texto abaixo e identifique as funções presentes no mesmo. Em seguida, diga qual a que predomina. Por fim, justifique todas as suas respostas. (Na justificativa, diga por que você identificou determinada função. Use o texto como suporte e destaque as marcas lingüísticas de cada função).
A Arte da Gastronomia
A descoberta do fogo num passado remoto permitiu, entre outras coisas, que o ser humano realizasse pela primeira vez uma transformação sistemática dos alimentos, que antes ingeria crus. O fogo facilitou a digestibilidade dos alimentos e possibilitou que se diversificasse seu preparo. A criatividade humana fez surgir progressivamente uma infinidade de comidas diferentes, tanto que cada povo, nação, cultura e até religião tem seus pratos próprios. A gastronomia ou arte culinária compreende todos os métodos, técnicas e processos utilizados para preparar, transformar e temperar os alimentos que a natureza oferece, e para apresentá-los de maneira que constituam um prazer para o paladar, além de agradar aos olhos e ter aroma apetecível.
As matérias-primas ou alimentos, que constituem o ponto de partida da arte culinária, provêm dos reinos mineral, vegetal e animal. Ao primeiro pertencem a água e o sal. Do reino vegetal incluem-se principalmente as hortaliças, legumes, cereais, diversos tipos de semente, frutos secos, frutas, especiarias, vinagres, óleos, açúcar, chocolate, baunilha etc. Os vegetais servem de base também para bebidas alcoólicas, sucos, refrescos, café, chá e outras infusões. Os produtos animais compreendem carnes, peixes, mariscos (crustáceos e moluscos), leite e derivados (manteiga e queijo), ovos e mel.
A cocção dos alimentos promove uma transformação nas proteínas, gorduras e açúcares, que em estado cru são, em geral, difíceis de digerir, em substâncias mais facilmente assimiláveis pelo organismo e mais saborosas. Os alimentos podem ser cozidos em água, imersos no líquido, ou de forma