Gêneros literários
É a forma como os conteúdos literários estão organizados:
1) DRAMÁTICO – ligado ao teatro, compõe a chamada arte da representação. As ações da vida humana são reveladas em monólogos, diálogos, gestos e cenários. As principais espécies são:
Tragédia – obra em que está presente a fatalidade. Tem como objetivo impressionar o espectador, fazendo-o refletir sobre temas importantes como as paixões e os defeitos humanos. Em geral, trata de temas associados ao poder ou à honra. Ex: Romeu e Julieta de Shakespeare; Édipo Rei de Sófocles; Gota D’água de Chico Buarque.
Comédia – embora tenha a mesma origem da tragédia, enfatiza a sátira pessoal ou coletiva. Apresenta fatos do cotidiano e as pessoas comuns. Seu principal objetivo é criticar os costumes por meio do riso e do humor. Ex: O Noviço de Martins Pena.
Tragicomédia – fusão da tragédia e da comédia. Objetiva fazer com que o espectador reflita sobre variados acontecimentos do cotidiano. Ex: Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues.
Farsa – derivação da comédia. Marcada por narrativas curtas. O ambiente é quase sempre rural. Objetiva expor e ridicularizar os costumes sociais, apresentando um conceito moralizante. Ex: Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente.
2) ÉPICO – caracteriza-se pela presença da forma narrativa em verso ou prosa. Sua espécie principal é a Epopeia, que retrata lendas, mitos e aventuras de heróis, com a intenção de contar seus feitos extraordinários. Há sempre uma personagem principal que representa todo um povo ou nação. A ação desenvolve-se em um ambiente de grandiosidade e deve ser amplo o bastante para atingir toda a população.
A epopeia pode trazer elementos sobrenaturais que auxiliam ou dificultam a ação do herói. Ex: Odisseia de Homero; Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões.
As espécies do gênero épico em prosa surgiram posteriormente à poesia; as mais importantes são as seguintes:
ROMANCE – narrativa que geralmente apresenta um núcleo, ao redor do qual se aglutinam, em