GÊNEROS LITERÁRIOS
Na atualidade, os críticos modernos ensinam que os gêneros literários devem ser estudados a partir das características da obra e não a partir de nomes classificatórios. Segundo Benemman e Cadore (1984), essa tripartição na prática, é passível de discussão e de erros se aplicada rigidamente em determinadas obras, uma vez que em certas obras, um gênero predominará sobre o outro, não havendo a expressão pura de um só gênero.
GÊNERO ÉPICO OU NARRATIVO
O gênero épico caracteriza-se pelas narrações de fatos grandiosos, dos grandes ideais de um povo onde o herói é o foco central da história. Aristóteles definiria como a palavra narrada.
Tendo em vista que na Antiguidade Clássica, as obras literárias eram basicamente versificadas, o assunto e a forma de enunciação seriam a diferenciação dos gêneros. O gênero épico define-se pelo seu aspecto narrativo apesar de podermos encontrar obras literárias desse gênero em prosa e em verso. O objetivo do gênero é retratar a realidade e da ação do homem nas suas relações com a realidade.
Na Antiguidade Clássica, o poema épico ou também chamado de epopéia constituía-se em poemas longos e versificados. É um poema de exaltação a feitos heróicos reais ou lendários que interessa a um povo. Sendo um gênero narrativo, a sua estrutura tem a presença de uma ação, desempenhada por personagens (heróis) em um determinado tempo e espaço. É uma poesia objetiva e impessoal, mas caracterizada pela presença de um narrador falando do passado. O estilo da epopéia é