Gêneros Literários
Aluna:
Professor:
A literatura começou a existir no Brasil através da colonização européia pelos portugueses. Até então, a literatura portuguesa, formada e influenciada pela literatura greco-romana, seguia a tradição da divisão padronizada dos gêneros literários, a qual se fundamentou nos dias de hoje por meio do filósofo Aristóteles. Esta separação facilita a identificação das características temáticas e estruturais das obras, sejam elas em prosa ou em verso. Logo, quanto ao conteúdo (tema) e à estrutura, podemos enquadrar as obras literárias nos gêneros literários seguintes:
No gênero Lírico o objetivo do emissor não é somente contar uma história, não predomina a presença de enredo, descrição ou personagem. O objetivo do texto é subjetivo, ou seja, expressar a realidade do eu-poético, escritos em verso.
Nesse gênero, o autor manifesta seus sentimentos e emoções, explorando a musicalidade das palavras. O termo “Lírico” vem do latim e significa “Lira”, um instrumento musical na Grécia antiga que dava melodia aos poemas da época. Segue exemplos :
*Poesia – Expressão artística com foco na estética da palavra.
*Ode – Texto entusiástico e melódico, (geralmente música).
*Sátira – Ridiculariza uma pessoa ou situação.
*Hino – Exalta ou glorifica um tema (País ou religião).
*Soneto – Poesia com 14 versos, (dois quartetos e dois tercetos).
*Haicai – Poesia japonesa, sem rima, constituídos normalmente por três versos.
No gênero Dramático, começou na Grécia Antiga, provavelmente em eventos em homenagem a Dionísio. São textos escritos para serem encenados em uma peça teatral. Atualmente é difícil diferenciar um texto dramático dos outros gêneros, devido a tendência, que se observa de transformar qualquer tipo de texto em roteiro. O gênero dramático apresenta uma história que é contada por um narrador e vivida pelos atores que representam as personagens. Há um espaço (cenário), as descrições sobre o