Gênero e a escolha academica profissional
PAMELLA REGINA PINTO MIRANDA DO AMARAL
GÊNERO E A ESCOLHA ACADÊMICA-PROFISSIONAL:
UMA ANALÍSE A PARTIR DA HISTÓRIA ORAL
FEIRA DE SANTANA-BAHIA
2014
Título: Gênero e a escolha acadêmico-profissional: uma análise a partir da história oral
Tema: A condição de gênero na escolha da carreira profissional
INTRODUÇÃO
A escolha do curso superior, que vai delinear a vida profissional, é que é norteada por variáveis diversas internas e/ou externas. Tais como: influência familiar, mercado de trabalho, tradicionalidade do curso e etc.
OBJETIVO GERAL
Compreender a relação entre a escolha acadêmica-profissional e a condição de gênero das discentes matriculadas nos cursos de Licenciatura na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Entender as relações externas e internas existentes na escolha da acadêmica-profissional correlacionando com a questão de gênero;
Identificar o atual cenário vivido pela mulher, em sua condição de gênero feminino, num panorama acadêmico-profissional.
JUSTIFICATIVA
Partindo do pressuposto que a profissão de docência surgiu em um momento histórico, onde as mulheres buscavam ocupação na esfera social e a conquista de uma profissão tendo como via de acesso o mercado de trabalho. Isso fez com que acontecesse a “feminização” do ato de lecionar, sendo perceptível o público massivo de mulheres que temos nos cursos de Licenciatura.
Na postura de estudante de História é necessário fazer análises e demonstrar que a escolha acadêmica-profissional não nos é intrínseca e conta com fatores socioculturais.
METODOLOGIA
A metodologia a ser adota recorre a recursos qualitativos através de entrevistas da história vivida de algumas discentes nos cursos de Licenciatura da UEFS. Tendo como perguntas norteadoras: as influências, porque a escolha desse curso e dessa habilitação. Para tentar explicar as motivações e implicações da escolha.