GÊNERO TEXTUAL
ESTUDO DE CASO
Dona Fátima atua como professora numa escola há 20 anos. Ela possui formação de nível médio, carga horária de trabalho excessiva e baixa remuneração.
Nas salas de aula dessa escola faltam recursos materiais, físicos, humanos e há excesso de alunos – em média, 40 alunos por sala. Além disso, não existe apoio e nem interação da equipe escolar e dos pais dos alunos.
Mesmo nas condições descritas, Dona Fátima está convicta da importância da sua profissão e não desiste. Porém, encontra-se bastante desmotivada e precisa de ajuda.
Após análise das variáveis que estão atuando na situação-problema que vivencia a professora, na condição de aluno (a) de Pedagogia da UNIP, elabore uma carta com sugestões (carta argumentativa) que possam auxiliá-la em suas dificuldades e dar apoio ao seu trabalho.
__________________________________________________________________________________
Bragança Paulista, 20 de setembro de 2015.
À Senhora Fátima.
Caríssima Educadora,
Bem sabemos o quanto a Educação atual está em crise. Infelizmente, ser professor, hoje, é bastante difícil, pois não dispomos de um salário digno, tampouco de condições de trabalho para desempenharmos um excelente papel enquanto educadores. Muitas vezes falta interação e apoio do grupo da gestão escolar, e respeito por parte dos alunos e seus pais.
Diante de tantos empecilhos e entraves, aqueles que querem continuar na Educação devem estar convictos de seus ideais e não desistir da missão de formar bons cidadãos. Assim, acreditando que a Senhora tem a certeza de sua importância para a Educação e, ainda sente orgulho de sua profissão, propomos algumas reflexões que a motivem a continuar nessa bela missão de educar e ensinar o outro. Uma ótima reflexão é considerar os pensamentos que o Doutor Içami Tiba nos apresenta no livro “Pais e Educadores de Alta Performance” (2012), onde