Gênero textual
Crescer
Professora Joselma Luiza
Gênero Textual
Diário
Gênero textual
Página de Diário
Um dos gêneros da literatura autobiográfica no qual são registrados acontecimentos cotidianos a partir de uma visão pessoal, possui, por esse motivo, um caráter intimista e confidente. Esse gênero pertence à ordem do relatar – agrupamento que comporta os gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo.
Atividade oral
a. O que é um diário pessoal?
b. Quem tem hábito de registrar as experiências do cotidiano em um diário?
c. Quem já teve um diário?
d. Escrever um diário está “fora de moda”? Por quê?
e. Pode-se dizer que um blog é um versão moderna do diário? Por quê?
f. Quem tem o costume de acessar blogs ou possui um? Para que servem os blogs? Comente.
o diário é um instrumento de produção de cultura no mundo todo, usado como registro dos acontecimentos do dia-a-dia. Dependendo de sua função, o diário pode ser usado como algo público ou privado, comunitário ou pessoal; e de maneira geral é escrito em primeira pessoa.
DIÁRIO DE UM BANANA - UM ROMANCE EM
QUADRINHOS - Jef Kinney
Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, em que fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em 'Diário de um Banana', Greg nos conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular.
• O gênero discursivo diário possui uma estrutura:
• O autor dirige-se a um confdente, sendo frequente o emprego do vocativo “Querido diário” ou até a criação de um nome para o saudar. bastante característica;
• Os registros são ordenados por ordem cronológica de