GÊNERO TEXTUAL
Diariamente vivenciamos diversos gêneros textuais: narrativos, descritivos e dissertativos, também existem diferentes tipos: receitas culinárias, e-mail, Orkut, relatórios, cartas entre outros e todos estão vinculados ao letramento. O homem precisa estar preparado para exercer a cidadania e enfrentar o mercado de trabalho, a competitividade, segundo suas necessidades. Nas instituições escolares, todas as áreas deveriam trabalhar as competências leitora e escritora nos diferentes gêneros, pois, todos são um meio de comunicação e interferem no processo de relacionamento social para poder atingir o alvo desejado.
O texto faz parte do nosso dia a dia, seja oral ou escrito. Para pedir algo, para convencer argumentar, para declarar, para solicitações, para reivindicar melhorias no transporte entre outras coisas.
É de suma importância em sala de aula mostrar ao educando a diversidade textual. Muito se tem discutido a respeito de como trabalhar textos nas escolas por esta não ser uma tarefa fácil. Encontra-se nas salas de aulas uma forte resistência, da parte dos alunos, em relação à leitura e a produção de texto. Para muitos estudantes, a ação de expressar suas ideias oralmente é considerada algo totalmente natural, no entanto, o ato de reproduzir essas ideias em forma de texto representa um trabalho árduo e penoso.
Para trabalhar com gêneros nas aulas, deve-se ter atenção às razões de sua escolha, às características e às funções do tipo selecionado. Isso é essencial para elaborar bons planos de aula e para que esses resultem em relatos de experiência excelentes.
CONCEITO
Gênero textual é um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais informais ou mais formais. Um romance é um gênero, um artigo de opinião também, um conto é um outro gênero, uma receita de bolo também é gênero textual, uma aula é gênero, uma palestra ou um debate na televisão também são gêneros textuais. Eles são a