gênero narrar
Venho neste trabalho falar um pouco sobre gêneros textuais e a importância da linguagem corporal.
Segundo Marcuschi (2002), gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social. Os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócias discursivas e formas de ação social que determinam as situações comunicativas. São caracterizados pela maleabilidade e dinamismo, pois surgem da necessidade de comunicação de cada época histórica.
Quando, numa primeira fase, a cultura dos povos era essencialmente oral, o número de gêneros era bastante reduzido. Com a evolução da sociedade e o surgimento da cultura escrita foram se multiplicando, surgindo os gêneros típicos da escrita, evoluindo para a fase da cultura impressa, até chegar aos dias atuais, na denominada cultura eletrônica, com o telefone, o gravador, o rádio, a TV e, particularmente, o computador pessoal e sua aplicação mais notável, a internet, ocasionando uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto oral como escrita.
Isto mostra que os gêneros textuais, surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem.
São caracterizados muito mais por suas funções comunicativas que por suas especificidades linguísticas e estruturais. Como vimos os gêneros com sua diversidade de formas podem surgir ou desaparecer de acordo com a necessidade comunicativa a que se presta em um determinado tempo histórico e social.
2. Texto I
A linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões através dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo. E o que ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos