Gênero, Família e Serviço Social
Disciplina: Gênero, Família e Serviço Social
Textos:
Costa, Suely G. Proteção social, maternidade transferida e lutas pela saúde reprodutiva. Estudos Feministas. Florianópolis: UFSC, n.2, v.10, 2 . semestre
1- Quais são as conseqüências políticas, sociais e para o próprio processo de conhecimento da dissociação entre a esfera pública e privada?
Na sociedade o publico e o privado perpassa pela questão do masculino e do feminino, historicamente a visão do masculino esta sempre voltada para o espaço público, pois o homem é visto como o provedor da família que deve manter relações externa de forma que venha a suprir as necessidades familiares e por isso é considerado o detentor do conhecimento, sendo assim, o espaço público ocupado predominantemente pelo masculino é o politizado. O espaço privado é o caracterizado como de predominância feminina, local reservado para os afazeres domestico, onde não é necessário muito conhecimento intelectual e que se fecha nele mesmo, sendo assim, é considerado despolitizado. Ressaltamos que essa visão impacta diretamente nas esfera política e social, devemos lembrar que a questão de gênero deve ser avaliada junto com a etnia e a questão de classes, pois são através desses pontos que muitas políticas públicas são pensadas. Destacamos que a divisão do trabalho entre os sexos são vista dentro dessa esfera do público e do privado, o homem é sempre o ser que está ligado a política e a economia enquanto a mulher permanece nos afazeres domésticos e de reprodução, isso naturaliza essa visão de que o homem é superior e a mulher e está deve subordinação ao homem. Durante décadas os movimentos feministas vem combatendo essa visão e busca resgata a história feminina e ampliar o espaço que é considerado publico estritamente masculino para o universo feminino e assim buscar uma igualdade entre as partes.
2- Apresente o seu entendimento sobre a noção de maternidade transferida e, se possível,