Géiser da Coca
Procedimento
Uma semana antes da experiência, nós, alunos do 2° médio, tivemos que comprar os produtos acima para realizar o procedimento. No dia do trabalho, todos os educandos estavam com seus materiais, prontos para criar uma mistura heterogenia entre o refrigerante de coca e a bala de menta (Mentos). Diversas formas de colocar em contato os produtos foram feitas, e a criatividade gerou maneiras diferentes de executar o processo.
O Que Ocorreu? Com a mistura dos “ingredientes”, uma espécie de Gêiser foi criada, a qual subiu alguns centímetros de altura instantaneamente, entretanto, neutralizou-se na mesma velocidade.
Por que ocorreu? A explicação para esse efeito é bastante controverso. Entretanto, uma teoria aplicável seria o deslocamento de equilíbrio químico causado pela quebra de homogeneidade das bolhas de gás. O ácido carbônico formado é fraco (libera poucos íons H+ em meio aquoso) e instável: assim, tende a restituir a água e o dióxido de carbono que o originaram. Portanto, na solução coexistem em equilíbrio moléculas de ácido carbônico, íons H+ e HCO3-, dióxido de carbono e água. Do mesmo modo que, de acordo com o princípio de Le Chatelier, a adição de H+ e HCO3- desloca o equilíbrio para a formação de ácido carbônico. A presença de um determinado catalisador desloca o equilíbrio para a formação de dióxido de carbono e água. Ou seja, a função da bala de menta é catalisar a reação inversa à formação de ácido. De modo que, com um cubo de gelo obtém-se um fenômeno parecido (evolução de gás), mas com menor intensidade.
Conclusão Essa experiência é uma excelente maneira de se aplicar os conteúdos da sala de aula na prática. Estimulando os alunos, aulas de laboratório como essa deixam os educandos mais curiosos e facilitam o entendimento da matéria escolar.