Gás natural
Problemas na produção de gás natural
“Esse empreendimento é muito importante, é a garantia de mais empregos e de qualidade de vida para a população, são mais de duas mil pessoas da região empregadas”, declarou Roseana Sarney. “Estamos otimistas, pois novas descobertas devem ser anunciadas pela OGX e isso representa mais geração de renda”, ressaltou.
Esse fato da Governadora Roseana está muito mau ressaltado por poucos de seus conhecimentos ou lucros para o Maranhão, afirma ela que vai só ser benefícios, isso está incorreto, a população santo antoninense não está sendo informada de seus prejuízos para o meio ambiente e suas saúdes.
Por ser um combustível fóssil, formado a milhões de anos, trata-se de uma energia não renovável, portanto finita.
O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. Por outro lado, existem meios de controlar os riscos causados pelo uso do gás natural. Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados. Para evitar risco de explosão, devem-se evitar, nesses ambientes, equipamentos elétricos inadequados, superfícies superaquecidas ou qualquer outro tipo de fonte de ignição externa.
Também e nas regiões de Santo Antonio dos Lopes e Capinzal do Norte esta sendo construída uma Usina Termelétrica, onde para essa construção precisa uma grande área para estalar sua grande estrutura. Para isso a natureza vai sofrer algumas alterações nas suas matas. Uma das conseqüências do desmatamento é a destruição e extinção de diferentes espécies. Muitas espécies podem ajudar na cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são desconhecidas do homem, correndo o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas.
“Até agosto de 2013 seis máquinas vão entrar em operação”, explicou o diretor presidente da UTE Unidade Termelétrica Parnaíba, José Piccolli. “Estamos muito felizes em trabalhar no Maranhão.O Estado vai