GUSTAVO AD1 ESTUDOS SOCIOSCULTURAIS
722 palavras
3 páginas
Questão 3 (3,0 pontos) A necessidade de reconhecimento político entra para o debate acadêmico a partir da década de 90, aproximadamente, quando um grupo de intelectuais identificados com a causa do multiculturalismo abre espaço para o debate sobre a problemática do reconhecimento das identidades coletivas e a sobrevivências das culturas. A questão que está no centro desse debate pode ser resumida na manifestação do filósofo alemão Jürgen Habermas:
Depois de compreendermos verdadeiramente esta ligação interna entre a democracia e o Estado constitucional, tornar-se-á claro que o sistema de direitos não ignora nem as condições sociais desiguais, nem as diferenças culturais. O que é considerado como direitos iguais para as mulheres ou para as minorias étnicas e culturais nem sequer pode ser corretamente entendido até os membros desses grupos articularem e justificarem, em discussão pública, o que é importante para o tratamento igual ou desigual em casos típicos.
A partir desse enfoque, explique como o tema apresentado se insere na teoria da cultura e em que aspecto ele se identifica com a evolução teórico-metodológica da Antropologia Cultural. Elabore um texto de até 13 linhas.
A teoria crítica da sociedade funcionaria como uma teoria do comportamento, uma propedêutica, um conjunto de regras morais para a vida, que afirmam a infra-estrutura da linguagem humana, do conhecer, do agir e da cultura (Habermas, 1989, p. 39). No interior dessa teoria crítica, o conceito agir comunicativo corresponde às "ações orientadas para o entendimento mútuo", em que o ator social inicia o processo circular da comunicação e é produto dos processos de socialização que o formam, em vista da compreensão mútua e consensual. Paralelamente, o conceito agir estratégico compreende as práticas individualistas em certas condições sociais, ou a utilização política de uma força, ou as "ações orientadas pelo interesse para o sucesso".
Habermas trabalha com o conceito "Diskurs" (Discurso)