gurus
Citamos como GURUS DA QUALIDADE nomes como: Abbagnano , Deming, Crosby,
Chiavenato, Feigenbaum, Juran e Ishikawa .
A palavra QUALIDADE, do latim “QUALITAS”, possui vários significados.
Logo a seguir, estão sendo citados os seus significados, conforme analisa vários especialistas no assunto:
Abbagnano aponta que qualidade "são hábitos ou disposições que distinguem um ser de outra e a capacidade ou incapacidade natural".
Deming, "a qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras".
Juran, representa a "adequação à finalidade ou ao uso".
Crosby, é a "conformidade com as exigências”.
Feigenbaum diz que ela é o "total das características de um produto ou serviço referente a marketing, engenharia, manufatura e manutenção, pelas quais o produto ou serviço, quando em uso atenderá às expectativas do cliente".
Chiavenato, diz que "do ponto de vista administrativo, qualidade significa o atendimento das exigências do cliente".
Como pode ser observada, a qualidade é um dos temas mais discutido atualmente nas grandes organizações. Mas, no início de sua implantação, o seu gerenciamento era muito discutido entre vários profissionais, acadêmicos ou não, e acreditavam que isto seria apenas um novo modismo fadado ao esquecimento.
O futuro de uma empresa depende de sua capacidade para satisfazer os requisitos de qualidade que o mercado solicita. A empresa tem que produzir e entregar bens e serviços que satisfaçam as expectativas e demandas de seus usuários e clientes. É difícil imaginar que uma empresa possa cumprir todos estes requisitos sem possuir um alto nível de qualidade. Por isso, neste mundo industrializado, a qualidade tem sido considerada um atributo das empresas, associado a questões de custo, produtividade e competitividade. As empresas que se preocupam com a tradição de qualidade em seus produtos e serviços possuem condições de obterem melhores resultados. Qualidade tem a ver com redução de