Gurus da Qualidade
Biografia:
Nasceu em 1922 nos Estados Unidos;
Sua trajetória profissional em busca da qualidade total:
1. Em 1946, aos 24 anos era tido como o perito em qualidade da General Electric (GE), em Nova Iorque;
2. Em 1951 concluiu o doutoramento em Ciências pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Nesse ano lançou o best-seller Total Quality Control, a obra que lhe conferiu notoriedade mundial;
3. Em 1958 foi nomeado diretor mundial de produção da GE e vice-presidente da American Society for Quality Control (ASQC). Três anos depois foi eleito presidente desta instituição;
4. Em 1968 fundou a General Systems, da qual é presidente;
5. Em 1986 passou a membro honorário da ASQC, um justo prêmio para os seus 35 anos de atividade profissional ligada à qualidade.
Contribuição para qualidade: Feigenbaum é considerado o “pai” da qualidade e afirma que este é um trabalho de todos na organização, e que não é possível fabricar produtos de alta qualidade se o departamento de manufatura trabalha isolado. Segundo ele, diferentes departamentos devem intervir nas parcelas do processo que resultam no produto, e esta colaboração varia desde o projeto do produto ao controle pós-venda, para que assim não ocorram erros que prejudiquem a cadeia produtiva, causando problemas ao consumidor. Sua proposta está em fazer com que as organizações migrem do gerenciamento baseado apenas em ativos tangíveis para uma compreensão mais ampla, que compõe como fator determinante a capacidade de inovação, inclusive do proprio gerenciamento.
Principais Frases:
"A qualidade não está restrita ao processo de produção de produtos e deve ser preocupação de todos os trabalhadores da empresa."
"Qualidade é um conjunto de características do produto ou serviço em uso, as quais satisfazem as expectativas do cliente."
Genichi Taguchi
Biografia:
Nasceu em 1 º de janeiro de 1924, em Tokamachi, Japão;
Taguchi iniciou seus estudos na cidade de Tokamachi, no intuito de entrar para o