Gurra Do Cont

19595 palavras 79 páginas
Guerra do contestado

B) A TERRA E A ECONOMIA DA REGIÃO CONTESTADA
A ocupação da denominada região do Contestado tem início com a vinda do bandeirante* conquistador, quando da descoberta do ouro em Minas Gerais. É por volta de 1650 que os portugueses alcançam a tão sonhada descoberta do ouro. Este fato contribuiu para que portugueses desbravadores viessem ao sul em busca de gado para atender à demanda exigida pela região mineradora. Assim o Planalto Catarinense passou a ser constantemente freqüentado por paulistas.
Durante os séculos XVIII e XIX, os caminhos que cruzavam esta região foram importante curral econômico da Colônia e também do Império. Perderam sua importância no fim do século XIX, com o transporte sendo realizado por embarcações e mais tarde com a construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande. Os caboclos que aqui ficaram e constituíram família, vivendo de atividades de subsistência e do pequeno comércio da erva-mate não serviam aos idéias do capitalismo imperialista introduzido no Brasil a partir da Proclamação da República.
Assim, o homem que deu início ao processo de ocupação da região do Meio Oeste catarinense passou a ser excluído do novo modelo de desenvolvimento econômico, que tinha lógica na produção capitalista.
Bandeirante : Integrante de bandeira. Expedições oficiais da Corte Colonial Portuguesa, formadas para buscar riquezas no interior no Brasil. As primeiras Expedições de bandeirantes foram em busca de ouro, posteriormente surgiram Expedições em busca de gado e cavalos no sul do Brasil.
C) GADO BOVINO
C) GADO BOVINO
O gado encontrado nos campos de Vacaria e na região das Missões, no Rio Grande do Sul, criado à solta por índios guaranis catequizados por padres espanhóis, determinou a abertura do caminho das tropas entre Sul e Sudeste. O gado rebanhado nesses locais obrigatoriamente passava por Lages, que passou a ser o principal centro das tropeadas. Seguindo o caminho, os tropeiros, sem pressa, conduziam as tropas até Sorocaba,

Relacionados