Guirlandas natalinas
SESC ARARAQUARA - NATAL DE 2014
O Natal é provavelmente a festa mais popular adotada pela maioria da população ocidental. Os lares são enfeitados com luzes, árvores e demais símbolos do natal: pinheiros, guirlandas, velas, presépios e trocas de presentes.
1
Figura 1 - Símbolos natalinos
I- A FESTA DO NATAL
A Festa do Natal foi uma tentativa de Roma para unir as várias religiões pagãs ao
Cristianismo. Hoje, a festa do Natal, acabou se popularizando como uma festa cristã, apesar de manter todos os símbolos pagãos das religiões dominantes naqueles dias da
Roma antiga. A data atual foi fixada ao ano 440, a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: a festa mitraica (religião persa que rivalizava com o cristianismo nos primeiros séculos), que celebrava o Natalis Invicti Solis (Nascimento do Vitorioso Sol) e várias outras festividades decorrentes do solstício do inverno, como as saturnálias em
Roma e os cultos solares entre os celtas e os germânicos. Acreditava-se que essas celebrações é que faziam com que o “deus sol” voltasse a brilhar, pois ele se agradava dos sacrifícios e cultos que lhe eram prestados.
II- OS SÍMBOLOS DO NATAL
A árvore de Natal por exemplo é de origem germânica, datando do tempo de São
Bonifácio. Foi adotada para substituir os sacrifícios ao carvalho sagrado de Odin, adorando
BIODIVERSA
+55 15 3217-2833 / +55 15 99709-5693 biodiversa@biodiversa.bio.br www.biodiversa.bio.br
se uma árvore, em homenagem ao Deus-menino." Na antiga babilônia, o pinheiro era utilizado na adoração a Ninrode e a Semírames e depois trazido para as casas dos seus adoradores visando atrair as bênçãos desses deuses sobre a família. As guirlandas eram utilizadas nas portas das casas para entrada dos deuses pagãos. Eram também utilizadas com Grinaldas nas noivas que iriam se casas e como oferendas nos funerais. Voltaremos a elas em breve.
Talvez um dos mais divertidos símbolos