GUINDAR
O desempenho e a segurança de trabalho dos equipamentos dependem dos conhecimentos, da habilidade e das precauções de seus operadores. Estatísticas internacionais mostram que a eficiência e a durabilidade de uma máquina aumentam na razão direta do tino e da experiência do pessoal que a utiliza, o mesmo acontecendo com relação aos cuidados que devem ser tomados, no que diz respeito ao problema de se evitarem acidentes. No caso dos guindastes, estas observações ganham dimensão especial: manobras bruscas e arrojadas causam desgaste excessivo e elevam os riscos no canteiro. Seguir as normas gerais de procedimento, qualquer serviço renderá mais e contribuirá para a maior produtividade do guindaste e maior segurança em sua operação.
EQUIPAMENTOS DE GUINDAR
Equipamentos utilizados no transporte vertical de materiais (grua, guincho e guindaste).
É um equipamento utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados. São comumente empregados nas indústrias, terminais portuários e aeroportuários, aonde exige-se grande mobilidade no manuseio. Pode descarregar e carregar contâiners, organizar material pesados em grandes depósitos, movimentação de cargas pesadas na construção civil e as conhecidas pontes rolantes ou guindastes móvel muito utilizados nas indústrias de laminação e motores pesados.
PRECAUÇÕES E CUIDADOS
As máquinas e equipamentos, com risco de quebra das partes móveis (disco, rebolo, etc) e projeção de peças ou partículas, devem ser usadas com suas proteções específicas. Tais proteções, somente podem ser retiradas, para limpeza, lumbrificação, reparo e ajuste, devendo ser recolocadas logo após a realização dos serviços necessários.
Inspeção, limpeza, ajuste e reparo somente podem ser executados com máquinas e equipamentos desligados, a menos que o movimento seja indispensável.
É