Guiana
A Guiana (oficialmente República Cooperativa da Guiana),2 anteriormente conhecida como Guiana Inglesa, é um país localizado no norte da América do Sul. Limita-se com o Suriname a leste, Brasil ao sul e sudoeste, Venezuela a oeste, e com o Oceano Atlântico ao norte. Culturalmente, é parte do Caribe anglófono. A Guiana foi colônia britânica e neerlandesa. É o único estado-membro da Commonwealth situado na América do Sul, além de ser a única nação sul-americana a ter o inglês como idioma oficial. Faz parte também da Comunidade do Caribe (CARICOM), cuja sede fica na capital da Guiana, Georgetown, e também é membro pleno da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL). A Guiana conquistou sua independência do Reino Unido em 26 de maio de 1966 e tornou-se uma república em 23 de fevereiro de1970.
Historicamente, a região conhecida como "Guiana" compreendeu a grande massa de terra no norte do rio Amazonas e leste do rio Orinoco, conhecida como a "terra de muitas águas". Ao longo de sua história, consistiu-se em três colônias holandesas: Essequibo, Demerara e Berbice. Com 215.000 km², a Guiana é o terceiro menor Estado independente no continente sul-americano, depois de Uruguai e Suriname.
A zona mais habitada é a faixa litorânea, constituída por um terreno plano, pantanoso e, em grande parte, posicionado abaixo do nível do mar. Para evitar inundações, foi construído um complexo sistema dediques e canais. O interior do país é ocupado pela densa floresta amazônica.
RELIGIAO
Mais da metade da população da Guiana, 51%, é cristã. Os protestantes representam 22% da população, os católicos 11% e os anglicanos 9%. Há notável adoção do hinduísmo, uma vez que 33% da população professa esta fé. A explicação a este fato é que grande parte dos guianenses são descendentes de indianos. Os islâmicos respondem por 8% da população do país
LINGUAS
O Inglês é a única língua oficial da Guiana e usado, por exemplo, em suas escolas. Além disso, línguas