guia
Projeto é dado pela criação e elaboração de alguma ação ou produto. Esse processo consiste no fluxo de início, planejamento, execução, acompanhamento e fim, todavia, o fim não está atrelado à entrega do projeto, uma vez que por motivos alheios este pode ser interrompido ainda no seu processo de amadurecimento ou elaboração por não ser mais viável.
Cada projeto possui sua característica, independe de foi feito pela mesma pessoa com as mesmas ferramentas e para o mesmo motivo. O projeto pode ser elaborado por apenas uma pessoa ou uma equipe, isso vai de acordo com o tamanho do projeto que será feito.
Entender como um projeto funciona, quais as necessidades, ferramentas e profissionais que serão necessários para a realização deste é o que dizemos por gerenciamento. Além disso, é necessário trabalhar com dois fatores importantíssimos: Atender o cliente e atender á empresa para qual se trabalha.
Para atuar na área de gerenciamento de projetos é necessário entender, antes de tudo, como funcionar um projeto e quais serão suas responsabilidades durante esse projeto. Abaixo vemos alguns pontos que precisam ser acompanhados e trabalhados por este gestor.
Escopo; Qualidade; Cronograma; Orçamentos; Recursos; Risco.
Não é restrito que o profissional acompanhe somente um projeto, existem organizações onde um gerente de projetos acompanha mais de um projeto que está sendo realizado pela empresa, portanto ele se torna responsável por um programa de projetos e o responsável por mais de um programa é o gerente de portfólios.
O portfólio é o conjunto destes projetos e programas. O gerenciamento de portfólios serve para que seja feito o acompanhamento dos programas a fim de identificar, priorizar, autorizar e gerencias para atingir o resultado final.
Os projetos, por sua vez, são utilizados também para esquemas estratégicos em determinadas empresa a fim de atingir metas e objetivos organizacionais.
O gerenciamento é executado em