Guia Turistico do Sergipe Para e Goias
Gentílico
Sergipano
População
Segundo dados do IBGE de 2014. O Sergipe tem uma população estimada em 2.219.574 (dois milhões duzentos e dezenove mil quinhentos e setenta e quatro) de habitantes.
Significado da Bandeira
As cores da bandeira de Sergipe representam a integração do estado ao Brasil. As estrelas representam as cinco barras (fozes de rios) existentes: São Francisco; Rio Japaratuba; Rio Sergipe; Rio Vaza-Barris e Rio Real.
Influência
Na segunda metade do século XVI teve início a colonização do estado com a chegada dos franceses, já no final do século XVI e as primeiras décadas do século XVII, a atuação dos missionários e de algumas expedições militares afasta os franceses e vence a resistência indígena. Ocorre grande miscigenação entre portugueses e índios.
Cultura
A cultura popular sergipana como toda cultura, é dinâmica. Assume características de sua época, ao mesmo tempo que conserva sua memória do passado. Assim, o Lambe-sujo de Laranjeiras relembra a luta pela liberdade, e os grupos de Pastoril e Reisados festejam o nascimento de Jesus-menino.
Taieira, Chegança, Guerreiro, São Gonçalo, Cacumbi, Samba de Pareia, Bacarmateiros, Quadrilhas Juninas, Vaquejadas, são algumas das manifestações da cultura popular sergipana.
Nos teatros e casas de shows é possível apreciar as apresentações de dança, música e teatro dos grupos locais. Do erudito ao popular, a boa música tanto instrumental quanto vocal presente, é executada seja pela magnífica Orquestra Sinfônica e pela Orquestra Sanfônica, formada por sanfoneiros. Seresteiros, bandas e trios de forró animam a vida noturna de Aracaju. E no interior é possível admirar o improviso de aboiadores e violeiros repentistas, contagiar-se com a alegria das bandas de pífanos, sensibilizar-se com a religiosidade popular das novenas e cantar o refrão no balanço do coco de roda.
As galerias de arte da capital apresentam exposições individuais e coletivas mostrando o vigor das artes visuais no estado.