Guia simples de inovação
C1
Introdução
2
Este guia traz noções essenciais sobre inovação e foi baseado no “Manual de Oslo”, editado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
C2
Inovação, o que é?
Uma inovação nasce quando um produto, um processo, um método de marketing ou um método organizacional novo, ou com melhorias significativas, é implementado no mercado e utilizado de forma efetiva nas atividades de uma empresa. Inovações podem ocorrer em qualquer setor da economia, inclusive no setor público.
Para inovar é preciso interagir com o novo. Uma inovação pode ser nova para uma empresa, nova para um mercado ou nova para o mundo todo caso alcance diferentes mercados.
A atividade de inovação acontece sob grande incerteza, envolve investimentos e está sujeita à difusão. Compreende etapas científicas, tecnológicas, organizacionais e econômicas.
O sucesso de uma inovação está na melhora do desempenho de uma empresa, alcançado com a utilização de conhecimento novo. A inovação gera vantagem competitiva ao interferir nas relações de demanda ou de custos.
Inovação = Primeira Implementação
Inovação ≠ Interrupções (mesmo que com vantagens de desempenho), novidades resultantes de alterações de preços, produtos personalizados, mudanças sazonais e cíclicas.
3
C3
Inovar para quê?
Na realidade a razão pela qual as empresas investem em inovação é a possibilidade de melhorar o desempenho. Elas ainda podem desenvolver inovação na busca por qualidade ou capacidade de adquirir conhecimentos e implementar mudanças.
É importante uma identificação precisa dos motivos pelos quais a empresa decide inovar, tais dados auxiliam na identificação de oportunidades.
O impacto de uma inovação é sentido na produtividade, nos custos, no faturamento e nos empregos de uma empresa.
Pode ser mensurado através do número de vendas, na ampliação da fatia de mercado e