GUIA PARA GESTÃO DO FRETE EM E-COMMERCE DE MODA
PARA
GESTÃO
DO FRETE
EM
E-COMMERCE
DE MODA
INTRODUÇÃO
A categoria Moda e Acessórios continua sendo a mais vendida no e-commerce brasileiro. De acordo com o 30º Relatório Webshoppers, de julho de 2013, divulgado pelo E-bit, a seção acumula 18% do volume total de vendas em sites online nacionais. Em países como os Estados Unidos, os consumidores online começaram a comprar nessa seção há cinco anos, para, depois, partir para o segmento de móveis, por exemplo. No Brasil a realidade é parecida e, ainda que informática seja o item mais vendido no Mercado Livre, o marketplace já registra quase 500 mil anúncios de calçados, bolsas e roupas. De 2012 para
2013, houve crescimento de 24% na busca e compra de acessórios.
Agora, o consumidor virtual brasileiro parece estar demonstrando amadurecimento em relação à compra de roupas, calçados e acessórios. Eles são atraídos, principalmente, pela comodidade, praticidade e oferta inerentes à compra online. A necessidade prévia de os consumidores experimentarem as peças de roupa ou calçados para adquirir os produtos não parece ser mais um impedimento para os gestores faturarem nesse ramo. Nesse sentido, para ampliar ainda mais o espaço no mercado, as lojas especializadas em moda devem investir constantemente em soluções que aprimorem a experiência de compra e, ao mesmo tempo, ofereçam funcionalidades de gestão.
Pensando nisso, produzimos este e-book, o terceiro de uma série especial de materiais educativos, sobre a gestão do frete em e-commerce especializado em moda. Queremos orientar a organização logística de cada estabelecimento online que comercializa esse tipo de produto, principalmente pelo fato de a natureza dos itens enviados exigir cuidado especial. Além disso, o frete é o calcanhar de muitos lojistas e responsável por 53% dos carrinhos abandonados, segundo a ORC International.
Nas próximas páginas deste Guia para gestão do frete em e-commerce de moda, queremos traçar um perfil das