Guia Para Elaboracao De Monografia
DISCIPLINA: INICIAÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA
PROFA. MSC. THELMA ELITA COLANZI LOPES
A monografia é um texto escrito contendo o resultado da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de especialização. Os itens básicos a constarem da monografia são descritos sucintamente em cada um dos itens a seguir. No final deste documento encontram-se modelos para a capa, o anverso da folha de rosto e a folha de aprovação a serem usados na elaboração da sua monografia.
Na introdução do trabalho, deve-se dizer do objeto do trabalho como um todo de um modo resumido, introduzindo o leitor no tema geral e nos temas específicos. Deve-se ainda deixar claro da origem do trabalho e mostrar a sua importância para a área de Ciência e Tecnologia.
Formulação do Problema: Trata-se de uma explanação do contexto no qual o trabalho se originou e o porquê de sua realização. Ou seja, a apresentação do cenário e problemas encontrados na área, relacionando com o problema que se pretende resolver com a pesquisa. Quando se diz da origem do trabalho, é importante explicar os fatos que levaram à realização do trabalho, contextualizando e caracterizando o problema.
Justificativa: Deve-se deixar claro a necessidade ou a importância de realizar o trabalho, ou seja, a justificativa da realização do mesmo enfocando esse tópico com a origem.
Objetivo Geral : onde você quer chegar com o seu trabalho. Monte um parágrafo com o objetivo amplo do trabalho, normalmente associado ao título do mesmo.
Exemplo: apresentar uma ferramenta de apoio ao gerenciamento de software
Objetivos Específicos: Detalhar o objetivo geral em vários objetivos específicos que devem ser atingidos ao final do trabalho (revisar bibliografia da área..., propor um modelo..., aplicar um modelo..., comparar técnicas de ..., etc.). De um modo mais geral os objetivos específicos são os passos dados para se chegar ao objetivo geral.
Exemplo: 1) estudar ferramentas de apoio ao gerenciamento de