Guia lubrificação conjunto embreagem
TCMT0021 Agosto 2012
Informação Geral
O procedimento adequado de lubrificação é a chave para um bom e completo programa de manutenção. Se o óleo não cumpre sua função ou se o nível de óleo é ignorado, todos os procedimentos de manutenção possíveis não serão suficientes para manter a caixa de mudanças funcionando ou para assegurar uma vida longa a ela. As caixas de mudanças Eaton são projetadas de tal forma que as peças internas trabalham em um banho de óleo circulante, criado pelo movimento das engrenagens e eixos. Assim, todas as peças serão adequadamente lubrificadas se os procedimentos abaixo forem cuidadosamente seguidos: 1. Manter o nível do óleo, inspecionando-o regularmente; 2. Trocar o óleo regularmente nos períodos recomendados; 3. Utilizar o óleo recomendado; 4. Adquirir o óleo de um distribuidor de reconhecida confiança. Acreditamos que lubrificantes sintéticos tem propriedades superiores a lubrificantes de origem mineral, além de possibilitarem uma maior vida em serviço e confiabilidade. As transmissões Ultrashift Plus somente utilizam óleo sintético por aumentar a vida em serviço e reduzir as paradas com manutenção programada.
Advertência e Cuidados
Antes de realizar a manutenção no veículo, coloque a transmissão em neutro, pressione o freio de estacionamento e coloque um calço na roda. Nunca misture óleo de motor com óleo de transmissão, nem óleo sintético com óleo mineral. Quando for efetuar a troca de óleo é necessário que todo o conteúdo seja drenado previamente. Não é recomendado adicionar aditivos e materiais de fricção, misturar aditivos de diferente especificação. Não misturar graxa a base de lítio com graxa a base de sódio.
Especificação de Lubrificação
Tipo de óleo/Graxa
SAE 50 Sintético Eaton PS-164 Rev 7 Graxa de Lítio NLGI 2 ou 3 Faixa operacional até 163ºC
Aplicação
Estradeiro 800.000 Km Estradeiro 80.000 Km ou 3 meses Vocacional/ Ônibus 300.000 Km ou 3 anos Vocacional/ Ônibus 250 horas ou 1