Guia do vendedor
Aptidão, motivação, amor pelas vendas, sociabilidade e extroversão, dentre outras, são (ou deve ser) fatores componentes do perfil do homem de vendas.
Existem entretanto algumas regras básicas e que, infelizmente nem sempre chegam ao conhecimento do vendedor – que devem ser observadas e seguidas com a atenção devida.
Nós chamaríamos e essas regras de “preceitos para o bom vendedor”. Voltadas à melhoria da eficiência e produtividade do profissional – vendedor.
PLANEJE SUAS ATIVIDADES
Sem planejamento você não chegará a lugar nenhum. A “famosa agenda” é indispensável no seu trabalho. Organize-se, evitando que contratempos venham fazer com que um comprador em potencial deixe de ser visitado e que falha de um planejamento prévio.
SEJA ASSIDUO E PONTUAL
O profissional zeloso de atentar bem para esses dois aspectos: assiduidade e pontualidade. Isso principalmente no setor de vendas. Você já imaginou um cliente pronto para fechar uma venda e o vendedor não aparecer? Ou chega atrasado? Obviamente. A não ser que sejam problemas insuperáveis, isso jamais devera acontecer.
USE SEMPRE DA HONESTIDADE
Seja honesto com sua empresa, consigo mesmo e com os clientes. Não use artifícios oferecendo coisas que não podem ser compridas, simplesmente para concluir uma venda e receber a comissão. Faça um jogo aberto com o cliente que agora está sendo abordado, pois através de você poderá efetuar muitas outras vendas.
MANTENHA AS SUAS BOAS CONDIÇÕES FÍSICAS E MANTAIS
Mais do que outros profissionais de outras áreas, você precisa muito dessas duas condições. Afinal, o forte do vendedor são as comissões recebidas. Procure preservar sua saúde, evitando eventuais faltas ao trabalho.
TENHA ESPIRITO DE COOPERAÇÃO
Não encare as vendas como sendo uma competição de vida ou morte. Não tenha seu colega de vendas como sendo um rival. Sempre que possível coopere, inclusive com sua influencia, para que seu colega possa efetuar uma venda, se isso depender