Guia do mercado de ações
Neste capítulo você vai ver em detalhes: Quais são os conceitos de investir e desinvestir; Quais os objetivos de quem vai investir; Como o investidor deve realizar o investimento.
Com estas informações, você terá uma visão ampla, precisa e atual sobre estes conceitos e as vantagens práticas do seu conhecimento para o investidor.
Quaisquer termos e expressões que não estejam definidos nos textos a seguir, você poderá encontrar no Dicionário de Finanças.
E, a qualquer momento, poderá nos consultar sobre estes assuntos, bastando clicar no tira-dúvidas. |
Investir
É aplicar dinheiro em títulos, imóveis e outros investimentos, para obter ganho econômico ou financeiro.
É considerado um ato de abstenção de consumir no momento presente.
Esta atitude justifica-se porque o indivíduo espera que, no futuro, tenha um padrão de consumo ao qual ele atribui maior valor.
Em resumo, os economistas lembram que investir, quase sempre, é: renunciar ao consumo; gastar menos do que ganha; assumir os riscos do investimento.
Desinvestir
É vender bens para custeio de gastos de consumo e lazer.
Significa, quase sempre, liquidar uma posição em investimento e direcionar os recursos recebidos para comprar coisas, viajar e atividades semelhantes.
Pode ainda, em situações de aperto monetário, servir para cobrir despesas com imprevistos, como doenças.
A pessoa que desinveste fica, em geral, com dinheiro em espécie à disposição.
Investir ou desinvestir?
As diferentes decisões do investidor, entre investir e desinvestir, estimulam a seguinte comparação:
Então, investir por quê?
Por quais motivos se deve investir? porque o futuro é incerto, é preciso formar uma reserva; porque a pessoa quer progredir; porque a moeda desvaloriza, e o dinheiro parado perde poder aquisitivo; porque faz parte da cultura;