Guia de Trainee 1
Descobrindo o perfil ideal de candidato que o mercado procura
Quantas vezes você já ouviu dizer dos recrutadores e em muitas reportagens que deve ser autêntico e dar o melhor de si nos processos, estudar a empresa, etc, etc.
Entretanto, o que é muito difícil descobrir:
- “Qual é o tal do meu perfil?”
- “Como saber os famosos pontos fortes e pontos fracos?” - “Como eu faço para descobrir qual empresa tem a ver comigo?”
- “Será que eu tenho o perfil de um trainee?”
O propósito do Guia Prático de Carreira para quem quer ser Trainee é desmistificar e ajudar-lhe em questões como essas e oferecer uma luz no final do túnel para muitos. E pode ficar tranquilo, pois essa luz não se trata do trem, mas da saída!
2
Construindo a sua Proposta de Valor
O mesmo desafio enfrentado pelos candidatos hoje é o desafio que as empresas têm no mercado: alta competição. São inúmeros concorrentes, inúmeros produtos e clientes com diversos obstáculos no meio do caminho. Como as empresas lidam com essa realidade?!
Constroem uma proposta de valor para seus clientes, ou seja, definem “Por que afinal você deve me escolher e não os outros produtos existentes no mercado?”.
É nesse sentido, que você deverá construir a sua
Proposta de Valor, que deve ser uma combinação de conhecimentos, habilidades, experiências e valores obtidos através de suas experiências acadêmicas e profissionais para as empresas.
Reflita e valorize os aspectos que você tem de positivo, aquilo que aprendeu e cresceu como profissional. Não necessariamente um intercâmbio ou uma experiência fora do país é um diferencial se você não souber traduzir isso em aprendizado e conhecimento para agregar à sua carreira e às empresas.
3
O momento “Não Perfil” dos Candidatos
Depois de ter estudado e conversado com inúmeras pessoas, acredito que os candidatos de Programas
Trainees podem ser divididos em dois perfis:
1. Aqueles que buscam identificar e explorar o seu perfil para a