Guia de analise ACIDENTE NO TRABALHO
Ministério do trabalho e eMprego seCretaria de inspeÇÃo do trabalho departaMento de segUranÇa e saÚde no trabalho
GUIA DE ANÁLISE
ACIDENTES
DE TRABALHO
2010
Ministério do trabalho e eMprego seCretaria de inspeÇÃo do trabalho departaMento de segUranÇa e saÚde no trabalho
gUia de anÁlise aCidentes de trabalho
2010
Ministro do Trabalho e Emprego:
Carlos lupi
Secretária de Inspeção do Trabalho: ruth beatriz Vasconcelos Vilela
Diretora do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho:
Júnia Maria de almeida barreto
APRESENTAÇÃO
Este Guia se inclui numa longa história do Ministério do Trabalho e Emprego na busca pela redução dos acidentes de trabalho.
Em seu processo de auditoria em SST, de normatização e de capacitação, em parceria com a sociedade através da Comissão Tripartite Paritária
Permanente – CTPP, o MTE, por meio do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho - DSST tem empreendido esforços com o intuito de melhorar continuamente as condições de trabalho e ampliar a cidadania.
Nas Normas Regulamentadoras alteradas nos últimos vinte anos, a questão da importância da análise de eventos adversos foi inserida e valorizada.
Entretanto, as análises realizadas pela maioria das empresas continuam frágeis, quase sempre apontando apenas falhas humanas e atribuindo culpa aos acidentados. Nesse contexto, os principais fatores relacionados com a ocorrência dos acidentes não são identificados, persistindo assim a elevada incidência desses eventos, gerando custos econômicos e sociais injustificáveis. A publicação foi elaborada com a colaboração dos instrutores do Curso de Análise de Acidentes de Trabalho do Projeto Sirena – Sistema de Referência em Análise de Acidentes de Trabalho, coordenados pelos Auditores -Fiscais do Trabalho Ivone Corgosinho Baumecker, Mauro de Andrade Khouri e Viviane de Jesus Forte.
Esperamos que este Guia auxilie Auditores Fiscais do Trabalho, empresas,