GUERRACIVILESP
596 palavras
3 páginas
INTRRODUÇÃO:Até 1936, a Espanha passou por um período de tribulações e tensões no âmbito político. INÍCIO : O conflito começou em 1936 com a vitória da Frente Popular nas eleições. A Frente Nacionalista acreditava que a Frente Popula r estava tentando iniciar uma revolução comunista.
18 de julho de 1936 , o general Francisco Franco comandou o exército espanhol num golpe de Estado contra o governo democrático da II República Espanhola. No entanto, dessa vez, a tentativa de golpe não teve o mesmo êxito obtido no caso de Rivera.
DESENVOLVIMENTO : As forças conservadoras espanholas tiveram que enfrentar forte resistência das organizações anarquistas e do Partido Comunista Espanhol (PCE), que, por sua vez, era auxiliado internacionalmente por Moscou, o maior centro de difusão do comunismo na época. constituíram-se as duas principais linhas de combate da guerra civil: a Frente Popular, que concentrou as forças da esquerda, e o Movimento Nacional, que concentrou, por sua vez, grande parte das forças da direita, lideradas pelo general Francisco Franco.
. A inspiração e o apoio de Franco vinham do fascismo italiano e do nazismo alemão, que serviam de referência para sua perspectiva política .Algumas regiões rapidamente caíram em mãos nacionalistas comandadas por Franco: Navarra, Castilha, Galícia, partes da Andalucía e Aragon. Madri, Valencia e Barcelona permaneceram em mãos republicanas.
Após uma semana, a Espanha estava dividida em duas áreas iguais: uma em mãos nacionalistas, a outra sob controle dos republicanos.
Nazistas e fascistas fazem da Espanha um laboratório de testes, enviam tropas, armas, munições e suprimentos em geral. Tinham interesse em combater o avanço e crescimento do movimento socialista na região.Em troca da exploração das minasespanholas, Hitler enviou aviões de combate .Grã-Bretanha e França fazem um ingênuo acordo de não intervenção buscando deter o auxílio ítalo-germânico, ,optando pelo diplomacia.
OS EUA optaram formalmente pela