guerra
Tintin, soldado na Guerra da Argélia (1954-1962) e irmão da namorada de Lebrac, Marie. Na intenção de pôr um tom mais sério ao filme, ao falar da guerra, a opção desperdiça o potencial de outros personagens, como os professores das crianças da vila Velran e Logeverne, responsáveis por momentos hilariantes quando entram em atrito e se comportam exatamente como os alunos.
Da mesma forma que Tintin aparece do nada, em uma espécie de abiogênese, ele desaparece sem deixar rastro, e muito menos saudade. a trama é centrada na inocência das crianças, no linguajar, às vezes sem saber o significado, de palavras chulas como Culhão-Murcho e Coça-Saco e nos erros triviais de oralidade e escrita que elas cometem. Ambos os filmes usam e abusam disso para extrair o efeito cômico desejado.
Professores discutindo como os alunos,
O professor estava muito mais preocupado com a ortografia do que com a confusão
Outro dia, assistindo ao filme Guerra dos Botões, percebi como nossos conceitos de liberdade e escolha são fragilizados, como nossas relações são rasas e muitas vezes desnecessariamente conflituosas.Não sabemos resolver nossas rivalidades.
O filme narra a história de dois grupos rivais, os Longevernes e os Velrans. Estes grupos, compostos por meninos entre sete e catorze anos, travam ferrenhasbatalhas para defenderem seus bairros, suas escolas, suas honras, suas amizades e principalmente seus botões, o prêmio maior. Chegar em casa sem um botão era sinônimo de castigos severos dos pais.
Ahistória passa pela transição entre a infância e a adolescência, a rivalidade e a motivação por ela provocada, a lealdade e a traição, o significado de independência e responsabilidade, a primeirapaixão, a inocência, a confiança, enfim conceitos