GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Guerra, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo:Cortez, 1995. p.53-63
Introdução
“[...] a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas, mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.” (p.53)
“[...] A instrumentalidade, como uma propriedade sócio-histórica da profissão, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais) constitui-se uma possibilidade concreta de reconhecimento social da profissão. ” (p.53)
1. A Instrumentalidade do trabalho e o Serviço Social.
“[...] É por meio da instrumentalidade que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano.” (p.53)
“[...] A instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho sical quanto categoria constitutiva, um modo de ser, de todo trabalho.” (p.53)
• Porque dizer que a instrumentalidade é condição de reconhecimento social da profissão ?
“Todo trabalho social (e seus ramos de especialização – por ex. o Serviço Social) possui instrumentalidade, a qual é construída e reconstruída na trajetória das profissões pelos seus agentes. [...] Pelo processo de trabalho, os homens transformam a realidade, transformam-se a si mesmo e aos outros homens. Assim, reproduzem material e socialmente a própria sociedade. A ação transformadora que é a práxis, cujo modelo privilegiado é o trabalho, tem uma instrumentalidade [...]” (p.54)
“Nesse âmbito, o processo de trabalho é compreendido como uma atividade prático-reflexiva voltada para o alcance de finalidades. [...] Este movimento de transformar a natureza é trabalho. Mas ao transformar a natureza, os homens transformam-se a si próprios. Produzem um mundo material e espiritual (a consciência, a linguagem, os hábitos, os costumes, os