guerra vietnã
Os primeiros conflitos ocorreram em 1941, ainda durante a Segunda Grande Guerra, quando esta terminou, começou o processo de descolonização, que originou uma luta entre tropas francesas e guerrilheiros do Viet Minh (Liga para a Independência do Vietnã). Derrotados, os franceses tiveram que aceitar a independência.
O Vietnã havia sido colônia francesa e no final da Guerra da Indochina (1946-1954), após a Conferência de Genebra (convocada para negociar a paz) , foi dividido em dois países: O Vietnã do Norte era, comandado por Ho Chi Minh, possuindo orientação comunista pró União Soviética e o Vietnã do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista.
Em 1955, Ngo Diem liderou um golpe militar tornando-se ditador. A partir de então, Diem cancelou as eleições, proclamou a Independência do Sul, brigou com os budistas, perseguiu nacionalistas e comunistas e seu governo foi marcado pela corrupção. Os americanos o apoiaram, porque estavam convencidos de que os nacionalistas e comunistas de Ho Chi Minh ganhariam as eleições e isso não era bom; pois se os comunistas ganhassem, acabariam influenciando outras nações a segui-los, a chamada “Teoria de Dominó”. Apoiados pelos americanos e suas armas poderosas os sul-vietnamitas atacaram por 10 anos o norte.Porém, depois que algumas embarcações americanas foram bombardeadas no Golfo de Tonquim, o presidente Lindon B. Johnson ordenou bombardeios de represália contra o Vietnã do Norte. Esse fato marcou a entrada dos EUA na guerra (1965). Os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados e armamentos de guerra. Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e