Guerra mundial
Bob Marley
Definição de Paz
Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação.
Derivada do latim, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
Porquê a necessidade de diálogo entre povos e culturas diferentes ?
Hoje, num mundo marcado por contactos inter culturais, impostos pelos meios de comunicação, por migrações, interdependências económicas e rápidas transformações, o diálogo entre culturas é uma exigência da convivência e sobrevivência de diferentes projetos de vida e lógicas culturais.
O diálogo é também uma necessidade no interior de cada cultura, onde emergem conflitos entre tradição e inovação, muitas vezes, de ordem religiosa
A construção de culturas em diálogo é uma tarefa permanente. Essa tarefa, enquanto processo educativo sem fim, pode ter duas finalidades:
Compreensão e Respeito
A “compreensão” é o objetivo mais pretensioso do diálogo: visa uma partilha e aproximação material, quer dizer, uma compreensão recíproca (que se troca entre duas pessoas ou objetos) de conteúdos entre dois projetos de vida diferentes.
O outro objetivo, o “respeito”, é meramente formal, e exige apenas partilhar regras que permitem a manutenção das diferenças não compreendidas.
Sendo assim, para uns, a finalidade do diálogo é a compreensão e o diálogo embora com significado muito diferente, é possível e indispensável .
A construção da Paz impõe-se hoje, mais do que nunca, como uma tarefa primordial e inadiável de toda a humanidade, perante um cenário de uma catástrofe planetária, devido à possibilidade de uma 3ª Guerra Mundial.
É, portanto, importante prevenir e salvaguardar todas as situações de manifesta injustiça que quase sempre estão na base das