Guerra Global
Doutrina Bush- Criada pelo ex-presidente George W. Bush (2001-2008), previa ações unilaterais e ataques preventivos a países considerados perigosos para a segurança dos EUA.
AL QAEDA- O principal alvo da guerra ao terror é o grupo terrorista Al Qaeda. A organização foi fundada na fronteira do Paquistão com o Afeganistão em 1998, e hoje se destaca pelo seu alcance global. Possui ao menos 14 grupos afiliados, que mantêm operações em quase 30 países.
Iraque e Afeganistão- Como parte da ofensiva contra o terrorismo, os EUA invadiram o Iraque e o Afeganistão. A derrubada dos regimes desses países, acusados de patrocinar o terrorismo, aconteceu em questão de meses. Mas os EUA estenderam a ocupação militar por causa da eclosão de conflitos internos, da ação de grupos terroristas e da dificuldade em formar governos nacionais estáveis, capazes de assumir a segurança interna.
Bin Laden- Ex-lider da Al Qaeda e maior símbolo da jihad (Guerra Santa) islâmica contra o Ocidente, pautado pelo projeto de reconstruir no mundo Árabe uma grande nação islâmica. Sua Morte, em maio de 2011, abala o grupo, que ja estava enfraquecido pelas revoltas árabes da região, em 2011, pedindo liberdade e democracia.
Irã- Com a morte de Bin Laden, o enfraquecimento da Al Qaeda central, a retirada militar da EUA no Iraque e a redução das tropas previstas para o afeganistão, uma preocupação central para Washington é conter a crescemte influência do Irã no Oriente Médio.