Guerra fria
Neste trabalho vamos falar sobre a Guerra Fria, um combate e disputa entre as duas maiores potências após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética. Os Estados Unidos buscava fortalecer o Sistema Capitalista e a União Soviética o Socialismo, para representar suas ideias aconteceram diversas disputas, entre elas a corrida espacial, armamentista entre outras. Estudaremos o conflito que durou de 1945 (Pós-Segunda Guerra) a 1991 com a queda do muro de Berlim e a extinção da União Soviética, que provocou a instalação de uma nova ordem mundial.
Guerra Fria
A Guerra Fria foi uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética para implantar e expandir seus respectivos sistemas capitalista e socialista.
Foi um conflito basicamente ideológico, pois nunca houve um verdadeiro embate entre as duas potências. Apresentou-se como um conflito de ordem econômica, tecnológica, militar e diplomática.
A principal preocupação dos dois países era difundir suas ideias políticas-econômicas, podendo assim resultar na hegemonia de um sobre outro. Dessa forma foram em busca de países aliados na corrida armamentista, separando o mundo em dois eixos, capitalista e socialista.
Um dos maiores símbolos dessa divisão foi a separação da Alemanha em Alemanha Ocidental – RFA (República Federal da Alemanha) capitalista, capital em Bonn e Alemanha Oriental – RDA (República Democrática Alemã) socialista, capital em Berlim. Diante disso houve vários conflitos entre socialistas e capitalistas, porém ainda era possível transitar de um lado ao outro, somente em 1961 foi construído o Muro de Berlim que separou completamente os dois lados, até mesmo Berlim foi repartida.
Corrida Armamentista
Foi à disputa entre as duas nações para produzir tecnologias bélicas neste período foram criados dois sistemas de proteção, no lado dos Estados unidos a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) comandados por EUA e o Pacto de Varsóvia por URSS. As