Guerra Fria
A Guerra Fria teve início logo após a Segunda Guerra Mundial. Essa guerra é baseada entre o conflito do EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo), esses dois sistemas irão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. É chamada ‘’fria’’ porque não houve uma guerra direta entre a duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.
Desenvolvimento
A União Soviética tentava implantar o socialismo em outros países, buscando a igualdade social, tendo uma economia planificada, partido único (Partido COMUNISTA), e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, e rival da União Soviética, buscava defender a expansão capitalista, baseada na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa estava arrasada e ocupada pelos os exércitos das duas superpotências. O desnível entre o poder entre esses dois sistemas e o restante do países do mundo era tão gritante, que rapidamente se constitui em sistema global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes polos.
O mundo foi dividido em três blocos sociais, dois liderados por uma superpotência: Europa Ocidental e América Central e do Sul sob influência econômica, cultural, ideológica estadunidense e a parte do Leste Asiático, Ásia Central e Leste Europeu, sob influência soviética. Os países que não adotavam medidas socialistas ou capitalistas, formaram um ‘’terceiro bloco’’ de países neutros: O Movimento Não Alinhado.
Dada a impossibilidade da resolução do confronto em plano estratégico, pela via tradicional da guerra aberta e direta que envolveria um confronto nuclear; os dois sistemas passaram a disputar através da influência política, econômica e ideológica em todo o mundo. Este processo se caracterizou pelo envolvimento dos EUA e URSS, em guerras regionais, onde cada potência apoiava um dos lados em guerra. Esse plano não só financiava lados opostos o confronto, disputando