Guerra Fria
A guerra fria foi uma guerra sem derramamento de sangue (pelo menos diretamente). Aconteceu após a o termino da segunda guerra mundial, ocorreu para decidir quem seria a grande potencia mundial desde então.
EUA x URSS: eles lutaram até o fim para ver quem seria o novo “rei” do mundo, tendo poder sobre o pão e as águas. Muitas coisas aconteceram com essa guerra:
- corrida espacial;
- corrida armamentista;
- corrida nuclear;…
Enfim, era a briga entre dois sistemas diferentes de economia, o socialismo e o capitalismo. Com o declínio do sistema comunista, os EUA então assumiram a ponta da elite mundial, onde persiste até os tempo atuais.
Fonte: www.blogbrasil.com.br/o-que-foi-a-guerra-fria/
2) Características da guerra fria:
Os 2 blocos utilizaram-se toda a espécie de meios entre os opositores, desde propaganda até ao apoio de conflitos armados de outros países, como foi o caso da Coreia. Estava-se numa época de grande tensão. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo aliado aos EUA, logo receberia apoio soviético.
Paz Armada
Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.
Corrida Espacial
EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano