guerra fria
Já estudamos a eletrostática, parte da física que estuda as interações e o comportamento das cargas elétricas em repouso. Agora vamos estudar a eletrodinâmica, parte da eletricidade que estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento.
Vejamos primeiro o conceito de corrente elétrica. Alguns equipamentos elétricos, que chamamos de geradores de eletricidade, como as pilhas e as baterias, apresentam duas regiões que chamamos de polos. Um polo de maior potencial (+) e um polo de menor potencial (-), existindo então uma diferença de potencial.
Nos condutores de eletricidade, os elétrons da última camada, elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo. Desta forma, quando conectamos um fio condutor a uma bateria (gerador), os elétrons livres iniciam um movimento através do condutor - indo do polo de menor potencial (-) para o de maior potencial (+).
Portanto, denominamos corrente elétrica esse movimento ordenado de cargas elétricas pelo condutor.
Tipos de Condutores
- condutores sólidos: a corrente elétrica é constituída somente pelo movimento dos elétrons.
- condutores líquidos: a corrente elétrica é constituída pelo movimento de cargas positivas e negativas, (cátions e ânions). Obs.: também são conhecidos como soluções eletrolíticas, sendo formadas basicamente por solutos e solventes.
- condutores gasosos: a corrente elétrica é constituída pelo movimento de cátions e ânions. Isto ocorre nas lâmpadas fluorescentes a vapor de sódio ou de mercúrio.
Sentido da Corrente
O sentido convencional da corrente coincide com o sentido de movimentação das cargas elétricas positivas, que é contrário ao movimento dos elétrons.
Intensidade da Corrente Elétrica
A intensidade da corrente é dada pela quantidade de carga elétrica por unidade de tempo. Então temos:
Unidades no Sistema Internacional de Unidades (SI):
Q = carga elétrica > Coulomb