Guerra Fia
Economia de mercado
Democracia
“Homem Livre”
Socialismo Real
Economia Planificada
Centralismo/Ditadura
“Igualdade Social”
A Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos (EUA) e a
União Soviética (URSS), compreendendo o período entre o final da
Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991).
As explosões nucleares dos EUA em 1945 – Japão. São utilizadas como marco inicial da Guerra Fria e de uma de suas principais características: A Corrida Armamentista/Nuclear.
Nas semanas que se seguiram à construção do Muro de
Berlim, a Guerra Fria atingiu um dos seus momentos mais dramáticos. A tensão entre os
EUA e a União Soviética podia ser vista claramente no posto de controle da rua Friedrich, o chamado Checkpoint Charlie, no centro de Berlim: tanques americanos e soviéticos permaneceram durante dias, frente a frente, à espera de um comando de ação militar.
A disputa entre Estados Unidos e União Soviética (URSS) pela conquista do espaço foi o grande impulso para a exploração espacial e resultou em grandes avanços científicos e tecnológicos, além de descobertas importantes . Em 1957, a URSS saiu na frente, lançando o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial a entrar em órbita. Uma semana depois, foi lançado o Sputnik 2, com a cadela Laika, o primeiro ser vivo a ir para o espaço.
Em 1958, os EUA reagiram com a criação da
Nasa
(National
Aeronautics
&
Space
Administration), reponsável pelo programa espacial do país. Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro satélite artificial americano, o
Explorer 1.
Um inimigo ardiloso e um aprendiz de tirano batem à porta dos EUA com a bomba nas mãos. E a perigosa crise dos mísseis de outubro inaugura uma nova era de terror nuclear.
Veja, outubro de 1962
As tensões sempre marcaram o período da
Guerra Fria. Mesmo com os acordos e
tratados